Decisões, dúvidas.

     Acho que as decisões mais difíceis na hora do intercâmbio são: Vou por qual agência? Estudar em que escola? Sério, só Deus sabe quantas tabelas eu fiz, comparando orçamentos, prós e contras, comentários de quem já foi... Achei que fosse ficar louca, dava vontade de gritar e chorar. Nenhuma decisão parecia boa o bastante.
     Me cadastrei em várias agências e era agraciada com toneladas de e-mails todos os dias, o que só me confundia mais. Fui numa feira, mas minha experiência foi bem ruim: stands lotados, falação, aglomeração... Saí catando os caderninhos, porque não dava pra conversar com ninguém direito. Enfim, foi uma perda de tempo, pelo menos pra mim!
     Eram tantas coisas na minha cabeça, que fui desanimando, até que um dos e-mails me chamou atenção. Uma das agências estava promovendo uma palestra para falar sobre a Irlanda, escolas, regras e coisas do tipo. Olha, preciso dizer que essa foi minha salvação! Fui numa palestra com a minha mãe, lá ex-intercambistas apresentavam a Irlanda, as cidades e as escolas com as quais a agência trabalhava.
     Saí da palestra com a cidade praticamente decidida e uma noção de qual escola tinha gostado mais. Fiz então algumas pesquisas mais direcionadas e decidi tudo! Hoje meu "pacote" já esta fechado da seguinte forma:

  • Intercâmbio pela agência Vision.
  • Seis meses de curso na Cork English College.
  • Duas semanas de estadia  uma casa de família.

AGÊNCIA
A agência Vision foi a mesma onde assisti as palestras. No começo fiquei com o pé um pouco atrás, pois é uma agência pequena, com apenas um escritório aqui em São Paulo. Obviamente isso pode ser um ponto positivo, pois há uma grande atenção da agência, mas por outro lado ficou um medinho, já houve caso de agência fechando e deixando estudantes na mão. Porém as meninas de lá - além do dono, que é irlandês - me passaram uma super confiança e nas minhas pesquisas encontrei pessoas falando bem da agência.
     Outro ponto positivo da Vision é  ser uma agência especializada na Irlanda, ou seja, eles sabem TUDO sobre o país. Achei isso muito legal, pois algumas agências tem informações superficiais, já que trabalham com muitos países, que tem regras diferentes, etc. Outra coisa é que as meninas da agência já fizeram intercâmbio (pelo menos as três que eu conheci), cada uma em uma cidade, o que é bacana pra saber uma experiência real (em outras agências a pessoa que te atende sabe o mesmo que você, coisas da internet).

ESCOLA
CEC, Cork English College

     Escolher a escola foi meio complicado, fiquei em dúvida, mas optei pelo que me pareceu mais certo no momento. A Cork English College me encantou logo de cara, é uma escola com um bom número de europeus e muitas atividades extras. Fiquei um pouco na dúvida, pois a agência me passou que a escola não é do tipo familiar, sabe? É uma escola com tratamento mais profissional, o que é algo bom, mas como o intercâmbio é uma experiência nova e "assustadora", talvez uma escola que "acolhesse" mais fosse mais tranquila.
     Porém preferi optar pelo que me pareceu mais certo, apesar de não mais fácil, até porque se eu quisesse optar pelo fácil, ficaria aqui, né? E já que é pra ter uma nova experiência, que ela seja por completo...  De qualquer maneira eu venho falar da escola quando tiver conhecimento de causa!

HOST FAMILY
     Optar por ficar em casa de família não foi difícil. Apesar de ser um pouco mais caro, o estudante tem direito ao café da manhã e almoço, deixando o valor equivalente ao de uma resistência estudantil, onde haveria mais essas duas despesas pelas 2 semanas. Acho que o intercâmbio não é apenas aprender outra língua, mais sim ter contato com outra cultura e ficar numa host family é o melhor caminho pra isso.
     Decidi ficar por duas semanas, agora se vai ser o suficiente, não sei! Terei duas semanas para arranjar pessoas para dividir um apartamento, caso não consiga posso estender meu tempo com a família ou conversar com a agência em busca de uma residência estudantil. Vale também lembrar que, caso eu não me adapte a família, é só entrar em contato com a escola e pedir uma mudaça!

0 Comentários